s matrículas para os novos alunos que vão ingressar no ano que vem na rede estadual de ensino começam na próxima segunda-feira (27), em Goiás. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), os interessados terão até quarta-feira (29) para realizar o procedimento, exclusivamente por meio da internet.
Segundo a Seduce, esse cadastro vale apenas para os novos alunos, que são aqueles que estão iniciando a vida escolar, estudantes oriundos das redes municipal, federal e privada ou aqueles que, por algum motivo, pararam de estudar e não renovaram a matrícula.
Esse cadastro por meio da internet pode ser feito para quem busca vagas nas escolas regulares e de tempo integral. Porém, não vale para as unidades conveniadas e militares. Nesses casos, os pais devem ir diretamente a cada escola.
A lista de todas as 1.151 escolas da rede estadual está disponível no site da Seduce.
Para fazer a matrícula é preciso informar:
- Nome completo do aluno
- Nome completo da mãe do aluno ou responsável
- CPF do aluno ou do responsável
- Data de nascimento
- Etapa, ano e turno desejados
- Três opções de escolas
- Telefone para contato
- Endereço completo do aluno, incluindo CEP
Depois de preenchido todo o formulário, o interessado deve aguardar o comprovante de solicitação de matrícula. A Seduce ressalta que esse processo não garante que o aluno será encaixado na primeira opção de escola, por isso, são solicitadas outras opções.
Efetivação
Depois de fazer a solicitação da matrícula, o interessado terá de fazer a validação da mesma no próprio site entre 15 e 19 de janeiro. Assim que esse procedimento for efetuado, ele deverá comparecer pessoalmente na escola para qual a criança foi destinada para apresentar documentos.
Será requisitado a Certidão de Nascimento, comprovante de endereço, CPF e RG do responsável pelo aluno, histórico escolar. Os alunos que já estudaram anteriormente também devem apresentar: histórico escolar, ficha individual e/ou declaração de transferência.
Renovação de matrícula
A Seduce informa que, para os alunos que já estão na rede estadual, a renovação da matrícula é uma etapa que acontece na Unidade Escolar (SIGE), de acordo com um cronograma. Cada unidade escolar deve notificar os responsáveis sobre a obrigatoriedade da renovação por meio do “Termo de Renovação da Matrícula”.
Os alunos que não renovarem a matrícula no prazo estipulado irão concorrer vaga com os novos alunos, não tendo garantia de vaga na mesma escola.
Fonte: site G1