Segundo rege a nossa Carta Magna, a Constituição Federal de 1988 , os poderes são independentes e harmônicos entre si. Porém, o que deveriamos chamar de SISTEMA DE FREIOS E CONTRAPESOS, no município de Formosa na atual conjuntura política , chamaremos de “SISTEMA DE FARSAS E CONTRAOFENSIVAS. Mais como assim?
Chegamos em uma situação política em Formosa que o “poste está urinando no cachorro”, ou seja, executivo legisla e o Legislativo obedece as regras. O que vemos são 17(dezessete) vereadores e um ex-prefeito encurralados e reféns de um executivo, que quer sua manutenção no poder a qualquer custo. Mesmo que para isso tenha que atropelar os seus pares na casa legislativa de Formosa usando das mais baixas artimanhas.
A mais nova “ARATACA” que está sendo articulada pelo prefeito Municipal, e pelos gênios políticos que o rodeia é sacramentar os seus quase 12 meses de gestão com mais uma grande vitória na câmara de vereadores, elegendo o presidente daquela casa para a gestão 2020.
Não é segredo pra ninguem que o tiro que acertou o calcanhar de Aquiles da câmara Municipal neste ano de 2019 partiu da sala mais importante do Centro administrativo José Saad. E se os nobres vereadores não começarem a entender que 17 tem mais forças que 1, o próximo tiro será na espinha dorsal da câmara e mais adiante, o tiro será certeiro e mortal. Tão mortal que será capaz de espalhar a massa encefálica daqueles que não entenderam que para o executivo municipal o seu maior interesse é manter a hegemonia sobre a câmara Municipal.
Parafraseando uma célebre frase de Sun tzu: “A velocidade é a essência da guerra. Tire proveito do despreparo do inimigo; viaje por rotas inesperadas e atinja-o onde ele não tomou precauções.” Sendo mais claro, cabe aos vereadores antecipar a estratégia do seu algoz para não serem pegos de surpresa nas eleições da presidência da câmara municipal em dezembro.
Por, Rony Lima