O dia 12 de outubro é marcado por ser um feriado nacional no Brasil. Nesta data, é celebrado o dia de Nossa Senhora Aparecida e também o Dia das Crianças.
O que muitos não sabem é que as duas celebrações ocorrerem no mesmo dia é apenas uma coincidência. O feriado é referente somente à Santa Padroeira do Brasil. E o Dia das Crianças, apesar de ser uma data comemorativa mais antiga, não é feriado.
O Dia das Crianças, que originalmente foi chamado de “dia de festa da criança”, foi oficializado em 1924 pelo presidente Arthur Bernardes, pois no dia 12 de outubro daquele ano aconteceu no Rio de Janeiro o Congresso Sul-Americano da Criança, um evento que reuniu estudiosos de infância, para discutir questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento das crianças.
Na data, o presidente Arthur Bernardes oficializou, através de um decreto, a data como o Dia das Crianças, mas sem ser feriado. Apesar disso, somente anos depois, na década de 1960, que a data de fato emplacou, mas com apelo comercial, assim como é o dia das mães, dos pais, dos avós e dos namorados, por exemplo, que não são feriados e são focados em ações do comércio para venda de presentes.
Já Nossa Senhora de Aparecida havia sido definida no catolicismo como Padroeira do Brasil em 1930, pelo Papa Pio XI. Em 1953, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu o dia como sendo dedicado à Nossa Senhora de Aparecida.
A data escolhida foi 12 de outubro, pois nessa mesma data, em 1717, que três pescadores encontraram a imagem da Santa, que viria a ser conhecida como Nossa Senhora de Aparecida, no rio Paraíba do Sul.