Ao menos sete casos de feminicídios foram registrados nas cidades da região de Itapetininga (SP), Jundiaí e Sorocaba somente nos primeiros 50 dias de 2024. Os dados são de um levantamento feito pela TV TEM, com base em informações das polícias civil e militar.
Sorocaba
Em 6 de janeiro, primeiro caso registrado, uma mulher, de 45 anos foi encontrada morta e com perfurações pelo corpo dentro de uma casa no Jardim Santa Cruz, em Salto (SP). Segundo a Polícia Militar, parentes relatam que o companheiro seria o responsável pelo crime e que ele teria fugido do local. O homem é considerado o principal suspeito do crime.
O segundo caso ocorreu em 16 de janeiro, em Itu (SP). O feminicídio foi contra uma mulher de 23 anos, que foi esfaqueada no pescoço, cabeça, tórax e antebraço, e apresentava diversos ferimentos. Ela foi agredida dentro da casa onde morava, no bairro Cidade Nova. Segundo a Polícia Civil, o suspeito do crime, um homem de 26 anos e suposto companheiro da vítima, fugiu do local e ainda não foi encontrado.
Ainda em janeiro, outra mulher foi vítima de feminicídio. No dia 25, uma jovem de 18 anos foi morta a facadas pelo companheiro, de 32, no bairro Cristal, em Mairinque (SP). O corpo foi dela encontrado pelo próprio pai. O suspeito foi preso no mesmo dia, em Mauá (SP).