Feriado de Corpus Christi: veja o que abre e o que fecha nesta quinta na cidade de SP

0
64

Devido ao feriado de Corpus Christi, que começa nesta quinta-feira (30), alguns serviços na capital paulista serão afetados, como hospitais, bancos e transporte público. Na sexta (30), é ponto facultativo, então alguns serviços voltam a funcionar.

Alterações também serão feitas em estações de metrô, por conta da Marcha para Jesus, que acontece nesta quinta, e da Parada LGBTQIA+, no domingo (11).

O rodízio de veículos estará suspenso na quinta e na sexta.

Aqui você encontra informações sobre:

  • Saúde
  • Saúde animal
  • Transporte público
  • Rodízio de veículos
  • Poupatempo
  • Parques e ruas abertas
  • Bom Prato

De acordo com a CET, a previsão é a de que 2 milhões de veículos utilizem as rodovias tanto no sentido litoral quanto no do interior, por isso o melhor horário para viajar ainda nesta quarta é a partir das 22h.

Os principais pontos de operação da CET durante a saída e o retorno serão na quarta e na quinta, pela manhã e pela tarde, e no domingo e na segunda, também durante a manhã e à tarde nas seguintes localizações:

  • Marginal Pinheiros;
  • Avenida dos Bandeirantes;
  • Avenida Presidente Tancredo Neves;
  • Rua das Juntas Provisórias;
  • Rodovia Anchieta (trecho urbano);
  • Avenida Professor Luís Ignácio Anhaia Mello;
  • Avenida Salim Farah Maluf;
  • Avenida Professor Abraão de Morais;
  • Eixo Norte-Sul;
  • Eixo Leste-Oeste;
  • Avenida Professor Francisco Morato;
  • Avenida Raimundo Pereira de Magalhães;
  • Avenida Jacu-Pêssego.

Saúde

Na quinta (30) e na sexta (31), o atendimento à população ocorre nas AMAs, AMAs/UBSs Integradas, Prontos-socorros e Unidades de Pronto Atendimento normalmente, inclusive para vacinação contra gripe, Covid-19 e multivacinação.

Veja a seguir os equipamentos que estarão abertos durante o feriado:

https://5e302efa266b7794064b603629a9c0a7.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

Os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Na quinta, funcionam os postos de doação da Pró-Sangue Clínicas e Regional de Osasco, das 8h às 16h. Na sexta (31), os postos Clínicas, Mandaqui e Osasco funcionarão das 8h às 16h. Os demais postos não terão expediente. Para mais informações, acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

As unidades da Farmácia Dose Certa não funcionarão na quinta (30), mas na sexta (31), o expediente será normal.

As Farmácias de Medicamentos Especializados (FMEs) não vão funcionar na quinta (30). Na sexta (31), funcionam normalmente as seguintes unidades:

  • Presidente Prudente;
  • São Bernardo do Campo;
  • Hospital João Paulo II;
  • Vila Mariana;
  • Maria Zélia;
  • Hospital das Clínicas – FMUSP ICR
  • Hospital João Paulo II.

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), também não funcionarão na quinta (30).

O Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) estará fechado na quinta (30) e terá expediente normal na sexta (31). O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na Zona Leste da capital, estará fechado na quinta (30) e na sexta (31).

Funcionarão para demandas internas os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III. Estarão em regime de plantão a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) e a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap).

Saúde animal

Os quatro hospitais veterinários públicos (Norte, Sul, Leste e Oeste) permanecerão fechados na quinta; na sexta, as unidades Norte, Sul e Leste abrirão das 7h às 17h, enquanto a Oeste permanecerá fechada.

Transporte público

Quinta e domingo, as empresas de transporte público terão alteração na circulação por conta da Marcha para Jesus (30) e da Parada do Orgulho LGBT+ (2).

Trens

Na quinta, o intervalo médio entre os trens será o mesmo de domingos e feriados. Já na sexta, o intervalo será de dia útil. No sábado e no domingo, o intervalo seguirá o que é aplicado aos fins de semana. As informações com os intervalos das linhas podem ser obtidas no site.

Na quinta, a Linha 8- Diamante e a Linha 9- Esmeralda funcionarão com intervalos de 10 minutos. Entre 10h e 15h, os intervalos serão de 16 minutos entre as estações Jurubatuba e Bruno Covas-Mendes/Vila Natal, da Linha 9.

Na sexta (31), a Linha 8-Diamante terá intervalo de cerca de 12 minutos entre as estações Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda; intervalo de até 6 minutos entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Barueri; e intervalo de cerca de 14 minutos entre as estações Barueri e Itapevi.

Na sexta (31), a Linha 9-Esmeralda tem intervalo de cerca de 9 minutos entre as estações Osasco e Pinheiros e intervalo de cerca de 5 minutos entre as estações Pinheiros e Bruno Covas-Mendes/Vila Natal.

Metrô

Como a Marcha para Jesus acontecerá na região de Santana na sexta, o Metrô vai ampliar o quadro de funcionários nas estações mais próximas, como Tiradentes, Carandiru e Santana (Linha 1-Azul). Haverá reforço da frota de trens em circulação, e o Metrô vai dispor de trens reservas para atender às linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, em caso de aumento de demanda.

Já para a Parada do Orgulho LGBT+, que acontece no domingo na Avenida Paulista, a oferta de trens do Metrô será maior do que a de um domingo comum, contando também com trens reservas em caso de necessidade. Também haverá reforço no quadro de funcionários nas estações mais próximas ao evento, como Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação (Linha 2-Verde), além de República (linhas 3-Vermelha e 4-Amarela). Essas estações poderão ter acessos fechados em caso de necessidade de controle do fluxo.

Para os dois eventos, o Metrô preparou comunicação visual e avisos sonoros específicos para auxiliar os passageiros.

Linhas 4-Amarela e 5-Lilás

Nos dois dias, as linhas vão funcionar com demanda de feriado e fim de semana. Haverá trens e colaboradores de prontidão para entrar em operação caso seja necessário.

Ônibus

Cerca de 6.609 ônibus vão circular no feriado de quinta. Na sexta, o atendimento será feito com 11.635 veículos.

O atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e Expresso Tiradentes, na quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi, e na sexta-feira (31), será das 6h às 22h, exceto nos postos dos terminais Amaral Gurgel, Casa Verde, Jardim ngela e Parelheiros, que estão fechados para obras. Já os postos Jabaquara e Santana estarão fechados no feriado e abrem normalmente na sexta-feira. O Posto Central da SPTrans não terá atendimento na quinta e sexta-feira.

Nos dias 30 e 31 de maio não haverá funcionamento no Posto de Apoio à Mulher – Terminal Sacomã. As interessadas serão direcionadas à Casa da Mulher Brasileira, por meio de cartazes no local. O Posto de Apoio à Mulher, localizado no mezanino do Terminal Sacomã, realiza atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Bicicleta e passeios com pets

Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô e na CPTM em qualquer horário. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes às das convencionais.

Quem quiser aproveitar para passear com seu pet pode seguir viagem nos trens da CPTM e do Metrô e nos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU. Os animais podem pesar no máximo 10 quilos, não podem ser ferozes e devem estar em caixa apropriada.

Rodízio

O rodízio municipal de veículos estará suspenso na quinta e na sexta. As demais restrições existentes na cidade não vão vigorar na quinta, mas serão mantidas ao longo da sexta:

  • Rodízio de veículos pesados (caminhões);
  • Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC);
  • Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF);
  • Não estarão liberadas as faixas exclusivas de ônibus.

A Ciclofaixa de Lazer será ativada na quinta e no domingo, das 7h às 16h. Na quinta, o trecho da Av. Santos Dumont não será ativado em razão da Marcha para Jesus. No domingo, o trecho da Av. Paulista não será ativado em razão da Parada do Orgulho LGBT+.

Poupatempo

Os postos do Poupatempo em todo o estado de São Paulo estarão fechados nesta quinta. As atividades presenciais serão retomadas na sexta mediante agendamento prévio de data e horário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui