Partido Verde busca protagonismo pela Primeira vez em Formosa

0
819

Em 2024 a busca pela cadeira do centro administrativo José Saad, pode ter um postulante, bastante conhecido da população formosense, o advogado João Marcelo Hamú Opa.

O renomado advogado, que nasceu em família tradicional em Formosa, hoje, é o presidente da provisória do PV (Partido Verde), no município.

DR.João Marcelo Hamú Opa

Conversas de bastidores é de que, o advogado é postulante ao cargo majoritário local no próximo ano. Inclusive há informações de que o partido, já realizou alguns convites e encontros com alguns cidadãos, que almejam uma vaga no legislativo.

Partido verde

O Partido Verde surgiu como instituição política na Tasmânia (Austrália). Um grupo de ecologistas denominado United Tasmanian Group se reuniu pela primeira vez em 1972. O objetivo era impedir o transbordamento do Lake Pedder. Mais Tarde o grupo adotou o nome de Green Party. Hoje, o Partido Verde é parte decisiva na política australiana tendo elegido deputados e senadores.

Da Austrália para a Nova Zelândia, depois para Europa e hoje em todo o mundo. O Partido Verde está constituído em mais de 120 países.

Na Europa os Verdes surgiram nos anos 70 e se consolidaram como partidos políticos nos anos 80. Hoje o Partido Verde participa de vários governos e é a quarta maior bancada no Parlamento Europeu.

No Brasil a primeira manifestação político partidária com o nome de Partido Verde ocorreu no Estado do Paraná em 1982. O candidato a Deputado Federal pelo PTB Hamilton Vilela de Magalhães utilizou em sua propaganda, inclusive na televisão, o nome do Partido Verde e uma baleia como símbolo.

Essa, no entanto, foi uma manifestação isolada. O Partido Verde veio a ser criado em 1986 no Rio de Janeiro. Um grupo composto por escritores, jornalistas, ecologistas, artistas e também por ex-exilados políticos começou a dar forma ao PV.

Participaram nesse grupo Alfredo Sirkis, Herbert Daniel, Guido Gelli, Lucélia Santos e Fernando Gabeira, entre outros. Fonte: https://pv.org.br/opartido/

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui