“Jamais faça do seu adversário político um inimigo” diz Neném Araújo, veja entrevista

1
39539

Nascido em agosto de 1953 no município goiano de Rubiataba, filho de Victor Jose Araújo e Ilza José Araújo, pai de 3 filhos( Marúcia Borges de Araujo, Marcio Borges de Araujo,Marcelo Borges de Araujo) avô de 6 netos, hoje as suas grandes paixões e casado com Márcia Fátima Borges de Araújo. Estamos falando de Victor José de Araujo Filho, popularmente conhecido como Neném Araujo.

O site deolhonanoticia.net, foi  atrás daquele que ainda continua sendo um grande empresário e um símbolo político formosense mesmo sem ter um mandato. Em um bate papo regrado a um delicioso chá e muitas risadas e histórias que dariam para escrever um livro, Neném Araujo, abriu o seu coração e com exclusividade nos respondeu algumas perguntas sobre sua vida particular e política. Confira:

Site deolhonanoticia.net: Neném, mesmo não tendo nascido na cidade de Formosa, sabemos que você veio pra cá ainda criança. Apesar disso você se sente um formosense?

Neném Araújo: Primeiro quero dizer como os meus pais foram parar em Rubiataba cidade onde eu nasci . Meu tataravô a mando da coroa de Portugal e de Dom Emanuel veio em 1810 a serviço da coroa como um cobrador de impostos na estrada real em Goiás. Meu Tataravô materno,Joaquim Honório pereira Dutra,  foi o primeiro farmacêutico em Rubiataba. Foi quando ele veio pra cidade de Formosa. Meu tio foi secretário de estado nos anos 50, mesma época em que foi criado o município Rubiataba. Meu pai foi a convite do meu tio para a cidade onde meu pai acabou se tornando o primeiro prefeito da cidade na época conhecida como vale do São Patrício.Em 1956 aproximadamente após 2 anos de nascido em Rubiataba, minha família veio para formosa onde daqui não sai mais. E posso te confirmar que amo minha cidade como poucos a amam.

Site deolhonanoticia.net: Como prefeito de 1993 a 1996 sabemos que você trouxe ou conseguiu muitos benefícios que até hoje fazem parte da vida do povo formosense como o hospital Municipal de Formosa. Além do hospital municipal quais as outras conquistas do seu mandato nos anos 90?

Neném Araújo: Várias  foram às conquistas, dentre elas consegui levar Água aos distritos do JK, santa rosa e Bezerra. Com muitas dificuldades, e depois de muitas idas e vindas em Goiânia atrás de Iris Resende e Maguito vilela, governadores do estado na época, conseguimos fazer em um dia 150 casas populares, onde  prefeitura e governo entravam com material de construção e a comunidade com a mão de obra.Era este o programa prefeitura em sua casa, este Programa também foi uma grande marca do meu governo . Levamos eletricidade a mais de 600 famílias de pequenos produtores rurais.

Em minha gestão fui ainda um dos responsáveis pela construção da escola Sérgio Fayad, ampliação da universidade de Goiás(UEG),ampliação do sistema de água do município além da construção do hospital municipal.Não podemos nos esquecer que conseguimos em nossa gestão como prefeito também  o setor de indústrias de Formosa o DAIF.

Site deolhonanoticia.net:  O que na época te levou a entrar na vida pública?

Neném Araújo: A irresponsabilidade. Foi o maior erro que cometi na vida. Naquela ocasião eu tinha muitos bens como fábrica de colchões, móveis finos e mais de 300 imóveis. Acabei perdendo tudo por causa da política. Mais mesmo assim foi uma grande experiência ter sido prefeito de uma cidade que sempre me acolheu muito bem.

Site deolhonanoticia.net: Apesar de você estar fora da política a tantos anos, por que os grandes expoentes da política estadual como Marconi Perillo, Tião Caroço, Jovair Arantes e o ex prefeito Itamar te procuram tanto? Você se considera um “oráculo político” dos mesmos?

Neném Araújo: “alguns segundos de silêncio”………. Não sei te responder o por que.

Site deolhonanotícia.net: Qual a diferença da política dos anos 90 para a política atual?

Neném Araújo: A mudança é muito grande, o eleitor mudou, está mais consciente. Com o advento das redes sociais tudo ficou muito mais claro. Não podemos nos esquecer da legislação eleitoral que hoje está muito mais rígida.

Site deolhonanoticia.net: Sabemos que por uma questão particular você acabou se isolando da vida política. Nas rodas de bate papo, algumas pessoas são redundantes em dizer que um dos maiores motivos pra que isso acontecesse foi o falecimento do seu filho em 2001, você corrobora com essa informação?

Neném Araújo: (Segundos prolongados de silêncio)……. (olhos marejados)….. (Voz embargada)…. Não conseguiu responder.

(Falecido filho de Neném Araújo)

Site deolhonanoticia.net: Para terminar esse amigável bate papo, você arriscaria um palpite para as eleições majoritárias e proporcionais deste ano? Deixe aqui também a sua dica para aqueles que irão disputar as eleições este ano.

Neném Araújo: Bom, prefiro não opinar sobre as eleições majoritárias e proporcionais pelo simples fato de eu achar que ainda está muito cedo e que muita coisa pode mudar. Pra finalizar, gostaria de agradecer você Rony Lima e aos demais do site deolhonanoticia.net por essa entrevista e  finalizar dizendo a todos os companheiros e amigos da política municipal e estadual:“jamais faça do seu adversário político um inimigo”.

Entrevista: Rony Lima

Vejam mais fotos do acervo de Neném Araujo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui