PREFEITURA DE FORMOSA PROMOVE ATENDIMENTO HUMANIZADO DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA DURANTE A PANDEMIA.

0
601

O Centro Pop ampliou seus serviços para o acolhimento das pessoas em vulnerabilidade social.

A Prefeitura de Formosa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, ampliou o atendimento do Centro Pop para assegurar e intensificar o acesso à alimentação, equipamentos sanitários e de prevenção de doenças. O objetivo é diminuir os riscos provenientes da pandemia para a população em situação de rua em nossa cidade. “É fato notório que a situação é grave e exige medidas de saúde e assistência social. Por outro lado, a gravidade do problema exige que o Poder Público não tome, neste momento, medidas que possam aprofundar problemas, conflitos e feridas sociais já existentes – os esforços devem ser de apaziguamento social e acolhimento, em especial das populações mais vulneráveis”, afirma a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Caroline Marques.

O Centro Pop oferta um serviço contínuo especializado para as pessoas em situação de rua. São realizadas a abordagem social e a busca ativa das famílias das pessoas que encontram-se nessa situação, com o objetivo de resgatar o convívio familiar. Neste espaço são oferecidos atendimentos individuais e coletivos, oficinas, atividades de convívio e socialização, com foco no desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Além disso, a equipe informa e orienta sobre os direitos e o acesso a benefícios socioassistencias. O Centro Pop também funciona como ponto de apoio para higiene pessoal e alimentação. Atualmente, são servidos café da manhã e lanche, além de provisão de documentação com vários projetos em andamento tendo o apoio da Defensoria Pública do DF na produção de documentos.

Durante a pandemia, o Centro Pop tem funcionado normalmente. E além de todo esse apoio  já prestado para garantir os direitos das pessoas em situação de rua, os serviços foram ampliados. A Prefeitura de Formosa disponibilizou o Ginásio de Esportes do Jardim das Américas para oferecer café da manhã, almoço, jantar, kits de higiene, espaço para banho e local seguro para que estas pessoas possam dormir. O ginásio foi todo preparado com doações de vários parceiros da comunidade formosense. Algumas instituições também estão dando apoio na produção das refeições que estão sendo oferecidas.

“Quero agradecer a todos que contribuíram para que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho pudesse ampliar o atendimento a estas pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os formosenses têm sido muito solidários neste momento”, reforça a secretária Caroline Marques.  A Prefeitura de Formosa tem trabalhado para garantir e preservar os direitos da população em situação de rua, compreendendo suas necessidades e adequando os serviços a esta realidade.

Fonte:ASCOM PREFEITURA MUNICIPAL DE FORMOSA

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui