O fim de semana começou com preocupação de grandes chuvas na região após o alerta inicial da Defesa Civil do estado. No entanto, agora a Defesa Civil informou que o sistema perdeu força e, por isso, a expectativa agora é de chuvas leves e moderadas.
A Defesa Civil Estadual havia emitido um alerta sobre chuvas fortes e rajadas de vento para toda a região. A expectativa era que o Vale do Paraíba registrasse acumulado de 100 milímetros durante o fim de semana e o Litoral Norte 150 milímetros no mesmo período.
“Essa frente fria entrou em duas partes. Esses núcleos se deslocaram para o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Com isso, essa frente fria no estado de São Paulo perdeu força, mas ainda teremos chuva de fraca a moderada. É fundamental que a mentalidade esteja voltada para o pior cenário”, explicou Roberto Farina, diretor de comunicação da Defesa Civil do estado, em entrevista ao Link Vanguarda.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado de chuvas na região nas últimas 24 horas está baixo. Confira os maiores acumulados no período.
- Canas: 16 mm
- Ubatuba: 14 mm
- São Luiz do Paraitinga: 12mm
Litoral Norte
Somente para o Litoral Norte, a expectativa era que o acumulado de chuvas chegasse a 150 milímetros. A previsão é de que o temporal seja acompanhado de trovoadas e ventos de até 60 Km/h.
O alerta emitido pela Defesa Civil Estadual fez com que os órgãos municipais se mobilizassem esperando os piores cenários.
“Esse alerta fez nosso aparato se multiplicar. Nos preparamos para esse alerta preocupante. A Defesa Civil está monitorando todas as áreas e conversando com essas pessoas para conscientizar sobre os riscos. Antecipamos todo o trabalho que fazemos para a operação das chuvas de verão”. Afirmou Ricardo Santos, coordenador da Defesa Civil de São Sebastião.
A Defesa Civil segue monitorando as áreas de risco de toda a região e, em caso de ocorrências, o órgão pode ser acionado pelo telefone 199.