O Rio Negro desceu 1,08 metros em 12 dias Manaus. Os dados são do Porto da capital, que monitora o ritmo de descida das águas. Nesta segunda-feira (12), o nível do rio está em 23,87 metros.A previsão de que, em 2024, o Amazonas tenha uma seca severa nos mesmos moldes ou até pior do que o estado viveu no ano passado. Durante a estiagem severa, o Rio Negro alcançou o nível mais baixo dos últimos 120 anos. O problema colocou Manaus em emergência, fechou escolas da zona rural e mudou a paisagem de importantes pontos turísticos da capital.
Em Tabatinga, o Rio Solimões também desceu quase dois metros entre o dia 3 e esta segunda. Atualmente, o nível das águas está em 57 centímetros. Já em Coari, o Solimões desceu 1,84 metros no mesmo período.
Nesta segunda-feira (12), a Marinha do Brasil disse que realiza o monitoramento de trechos de rios no Amazonas onde as embarcações já enfrentam dificuldades para navegar. Em Itacoatiara, a passagem do Taboacal é um dos pontos mais críticos para a passagem de embarcações. Na região, dois portos provisórios estão sendo construídos para a passagem de navios que transportam mercadorias.